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Quais os melhores indicadores para meu negócio?

Ser CEO sempre foi meu objetivo, mas confesso que esse momento chegou muito antes do que eu tinha imaginado. Passei por conflitos, superei crises internas, questionei minha forma de gestão, gerenciei um incêndio na nossa fábrica de resinas (com um prejuízo gigantesco), mas também consegui comprovar como fazer uma empresa crescer alinhando forte cultura com três pilares: vendas, gestão de indicadores e gestão de pessoas.

 

No capítulo 9 do meu livro  "Gestão Profissional na Prática", falo sobre a gestão de indicadores, onde expliquei em detalhes como usar essa metodologia na sua empresa. Mas antes de falar sobre esse tema, Minha dica é que em todos os aspectos da organização, a simplicidade deve reinar. Existe algo de mágico na simplicidade. Crie indicadores simples, processos simples, simplifique tudo, sempre que for possível. E vou contar um segredo: quase sempre é possível. Todos entenderão melhor o que deve ser feito e, com isso, executarão o que foi pedido, pois é simples de ser feito. Os grandes gestores ou lideranças que têm algum tipo de força, poder ou comando, são admirados, muitas vezes, pela simplicidade. Eles vivem de forma simples, sem carregar qualquer ostentação inútil. E mais: os grandes feitos são criados em pequenos e simples passo. Sim, eu concordo que, às vezes, é difícil ser breve e simples. Mas não é impossível. Comece a treinar agora mesmo.

 

No dia a dia de uma empresa, existe uma série de informações por trás de toda a operação. São números que podem até passar despercebidos, mas quando avaliados medem a performance corporativa. São os indicadores-chave ou KPIs (do inglês Key Performance Indicators). A partir deles, é possível avaliar tendências, se o negócio está dentro dos padrões desejados pelo empresário ou investidor e cumprindo os objetivos e metas de longo prazo estabelecidas no planejamento estratégico. Sua importância é tanta que a gestão de KPIs é o terceiro pilar do método que fez a Anjo crescer exponencialmente nos últimos anos.

 

Mais do que números, os KPIs são indícios claros que ajudam a levar a organização ao sucesso, segundo Gart Capote, no livro Guia para Formação de Analistas de Processos:

           

“Indicadores-chave de desempenho dizem o que a organização precisa fazer para aumentar o desempenho consideravelmente. Deve representar um conjunto de medições que traduzam o desempenho corporativo necessário para sucesso.”

 

Ao medir o progresso de sua empresa diariamente, você pode reagir ao ver o início de tendências negativas e positivas e eliminar problemas imediatamente. Pode ainda redirecionar o foco e atribuir mais recursos a um determinado departamento. Em outras palavras, o que você mede pode ser melhorado.

 

Indo para o tema deste artigo, vou listar aqui uma série de indicadores que são utilizados em diversos negócios e eu espero que eles possam lhe ajudar a melhorar a sua  performance.

 

Indicadores de Marketing

  • Neto Promoter Score (NPS)
  • Taxa de conversão de leads gerados
  • Ticket Médio
  • Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
  • Lifetime Value (LTV) / CAC

 

Indicadores de Vendas

  • Crescimento de clientes ativos
  • Crescimento mensal das vendas
  • Vendas por tipo de cliente
  • Recorrência
  • % Churn
  • Ticket médio
  • Percentual de Market Share
  • Margem de lucro

 

Indicadores de Logística

  • Lead Time
  • Percentual de entrega dentro do prazo
  • Custo de armazenagem
  • Custo de transporte
  • Total de entregas por região
  • Ruptura de estoque
  • Giro de estoque
  • Obsolescência do estoque

 

Indicadores do Agronegócio

  • Custo de armazenagem / Tonelada
  • Perdas por hectares
  • Custo por hectare
  • % venda futura já realizada
  • Exposição cambial
  • Grau de alavancagem financeira
  • Horas trabalhadas / funcionário
  • KPI’s de vendas padrões
  • KPI’s financeiros padrões

 

Indicadores do Varejo

  • Giro do estoque
  • Rupetura do estoque
  • Grau de alavancagem
  • Margem unitária
  • Quantidade de clientes ativos
  • Ticket médio
  • Net Promoter Scores (NPS)
  • Turn Over
  • Taxa de conversão de vendas
  • KPI’s de Vendas e financeiros padrões

 

Indicadores de Transportadoras

  • Custo fixo / tonelada
  • Despesa / km rodado
  • Receita por cliente
  • Receita por tonelada
  • %ocupação da frota
  • Net Promoter Score (NPS)
  • Horas em manutenção
  • KPI’s financeiros padrões

 

KPI’s Empresas de Serviço

  • Ticket médio
  • Horas trabalhadas / Jobs
  • Receita / Horas trabalhadas
  • % Desvio do prazo
  • Net Promoter Scores (NPS)
  • KPI’s de Vendas e financeiros padrões
  • Custo de aquisição de clientes (CAC)

 

Estes são alguns indicadores (KPI’s) que eu acredito que possam lhe ajudar a iniciar a controlar no seu negócio para que possa dar o próximo passo na gestão e sustentabilidade do seu negócio ao longo do tempo.


Gostou da leitura?

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Abraços,

@filipecolombo